A Pessoa que está em todos nós

A Pessoa que está em todos nós
O Pessoa de Fernando não se confunde com a realidade imaginária de um Jorge ou José

Anos Letivos 12-13 a 18 -19


Blogue 19-20

 

Balanço da atividade letiva do 2º Período

A atividade letiva e não letiva relativa ao 2º Período decorreu como o previamente planificado. No ensino profissional, nas disciplinas de Psicologia e Psicopatologia Geral do curso profissional de Apoio Psicossocial, os resultados forma muito gratificantes, todas as alunas concluíram com sucesso os diferentes módulos e empenharam-se de forma determinada em todas as atividades que foram sido solicitadas. 

Na disciplina de Psicologia B do 12º ano, a atividade letiva também foi muito estimulante, uma vez que estes alunos têm sido muito ativos e cultivam a livre iniciativa, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes. Os resultados foram muito animadores, pois todos os alunos obtiveram resultados positivos.  

Publicada por Professor: José Correia à(s) 10:13 

Workshop para professores - Cuida da tua voz

Realizou-se no dia 17 de janeiro pelas 16. 30 h. na biblioteca da escola, dinamizada pelo Dra. Ana Paula Mendes - Terapeuta da Fala do Instituto Politécnico de Setúbal uma palestra para professores sobre a voz e os cuidados a ter para manter a voz saudável e cuidar dela todos  os dias. Esta iniciativa contou com a minha participação em parceria com a bibliotecária da escola.

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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Palestra com a Terapeuta da Fala sobre Patologias da linguagem

Realizou-se no dia 27 de janeiro, escola no pavilhão E 44, pelas 15.35 h, uma Palestra com a Terapeuta da Fala Tânia Santos, numa parceria com a Terapeuta Renata Ferraria da empresa "Espaço Crescer". As alunas envolveram-se ativamente com as atividades promovidas pela terapeuta. Foi uma intervenção muito do agrado das alunas do 11º PAP. Fica aqui o resgisto fotográfico.

 

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quinta-feira, 17 de outubro de 2019

10 de outubro - comemoração do dia mundial da saúde mental

A turma do 11º PAP comemorou, na disciplina de Psicopatologia Geral, o dia mundial da saúde mental, com a decoração de t-shirts alusivas ao evento. A parte frontal tinha registada o nome da comemoração, na parte de trás, ficou em branco para a comunidade inscrever palavras relacionadas com o tema. A atividade decorreu como se tinha planeado, pois as alunas depressa aderiram à iniciativa, participando ativamente na atividade.

 

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quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Bem-vindo ao ano letivo 2019/2020

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Ano letivo 12-13



A turma do 11º PAP, no âmbito da disciplina de Psicopatologia Geral, comemorou o dia mundial da saúde mental - 10 de Outubro. A data foi assinalada com uma atividade desenvolvida e planeada pelas alunas que consistiu na aquisição de t-shirt para no espaço aula escolher uma frase forte sobre o tema e depois escrever esse pensamento na sua roupa. A segunda parte da atividade consistiu na sua divulgação, as alunas andaram com a t-shirt vestida todo o dia divulgando o pensamento inscrito na sua roupa por toda a escola, como se pode observar nas seguintes fotografias. Todas as alunas participaram com empenhamento nesta iniciativa. É de realçar o seu espírito de equipa que foi posto à prova com esta atividade, e que desta forma, saiu muito mais fortalecido.




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Ano Letivo 13-14

Ação de formação: "Propostas de recursos pedagógicos para a abordagem do falsifacionismo de Karl Popper" realizada no dia 14 de Março
Relativamente à filosofia do 11º ano, foi apresentado o projeto desta nova abordagem da filosofia de Popper - Pensamento crítico - estratégias e recursos pedagógicos em torno do falsificacionismo de Karl Popper. A abordagem temática percorreu os seguintes conteúdos: o pensamento crítico - o que é?; Estratégias para estudar o falsificacionismo - apresentação de recursos pedagógicos, atividades em grupo na sala de aula, exploração de imagem e de texto, construção de mapas concetuais. Foram ainda avançadas várias atividades a realizar com os alunos e fichas de trabalho.
Esta ação apresentou uma perspetiva diferente e inovadora de planear uma aula, apresentando sugestões diferentes e procedimentos muito promissores.

Balanço da atividade letiva relativa ao 2º Período
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Relativamente ao 2º Período, depois de uma ponderada reflexão, o balanço continua a ser muito positivo, as alterações introduzidas no início deste período, nomeadamente a introdução do relatório de aula, nas turmas que revelavam maior instabilidade na sala de aula, permitiu um reforço de aprendizagem que se revelou muito eficiente. Este instrumento de trabalho foi introduzido durante o mês de Janeiro nas turmas do 10º ano (PAGD e PAP) exigiu que os alunos tivessem outra atitude perante o processo ensino-aprendizagem, e isso teve repercussão nos resultados obtidos.

Os níveis do rendimento escolar são muito elevados em todos os anos e nas duas disciplinas que leciono. No 10º ano na turma PAGD nenhum aluno deixou módulos por realizar, embora o mesmo não aconteceu no 10º PAP, esta turma apresenta-se muito heterogénea, várias alunas dizem que pretendem mudar de curso e de escola mas que ainda não conseguiram, tendo como consequência o mau desempenho destas alunas, uma vez que revelam níveis de assiduidade muito elevados, não acompanhando o processo de ensino (cinco alunas não concluíram o último módulo).

Por seu turno, nas turmas do 11º e 12º anos, nas disciplinas de Psicologia e de Psicopatologia Geral, não houve insucesso, quer dizer que todas as alunas concluíram com sucesso todos os módulos.

Comemorações do aniversário do 25 de Abril

O departamento das Ciências Humanas promoveu uma exposição sobre o aniversário do 25 de Abril realizada no átrio do pavilhão A com painéis alusivos à efeméride. Pelas 16. 30h realizou na biblioteca da escola um colóquio com a participação de um ex-prisioneiro político que relatou a sua experiência e um professor de uma escola galega que estabeleceu intercâmbio com a nossa escola para participar na vivência do espírito do 25 de Abril de 1974.

Visita de estudo à Biblioteca Municipal do Seixal no dia 27 de Março

Realizou no dia 27 de Março, pelas 10h, a visita à biblioteca com as alunas do 11PAP. Depois de terminar a aula de Psicopatologia, seguimos (eu e as alunas) a pé até à biblioteca, onde nos esperava a professora de CIS. A visita decorreu das 11h até as 12. 30 h consistindo numa palestra onde foi explicada a história da biblioteca e o seu funcionamento, depois fizemos uma visita guiada pelas instalações e funcionalidades. As alunas tiveram a oportunidade de tomar conhecimento das potencialidades da biblioteca e como podem recorrer a elas. 

Ação de Formação. "Projetos de liderança intermédia: Utopias e realidades" realizado nos dias 21 e 22 de Março

Realizou-se nos dias 21 e 22 de Março, uma ação "Projetos de liderança intermédia" da Porto Editora, cujo plano de trabalho estava repartido em seminários (consistia na apresentação das formadoras das temáticas a abordar) e workshops (eram constituídos por grupos de trabalho que realizaram na totalidade quatro atividades).
TAREFA 1.
Liderança e Gestão

Seminário: Nesta temática as orientadoras apresentaram as várias dimensões da aprendizagem, assim como, a relação líder versus Gestor. Ainda foi abordada a valorização dos processos e dos resultados de Covey (2005) - Interdependência, Independência, Dependência. 
Workshop - pedia o parecer sobre: o que a escola espera de um coordenador?; As caraterísticas do professor como líder; Um relato crítico sobre práticas de liderança e gestão.
TAREFA 2.
Coordenação de equipas - Workshop
Identifique as dimensões de inteligência que encontra nos elementos das equipas de trabalho que coordena; Analise cada uma das dimensões propostas para a inteligência da Escola e selecione as 3 que considera mais relevantes para o sucesso do grupo que coordena.
TAREFA 3.
Estratégias de coordenação nos processos de ensino e aprendizagem -  Workshop
Identifique as principais caraterísticas de um aluno que aprende; Defina estratégias de coordenação para a organização dos processos de ensinar de alunos com diferentes perfis; Identifique as condições necessárias para que essas estratégias possam ter sucesso.
TAREFA 4.
Estratégias de coordenação nos processos de ensino e aprendizagem - Workshop
Dê exemplos de recursos pedagógicos e didáticos que utiliza mais, assim como outros que possa conhecer; Identifique potencialidades e constrangimentos associados a cada recurso, tendo por referência os processos colaborativos de ensino aprendizagem.
Para concluir quero frisar que esta ação foi muito importante para encarar numa outra perspetiva o cargo de coordenador e, mais precisamente, foi muito decisivo para a reflexão que envolve a construção do projeto educativo, de que cuja equipa faço parte.

Ação de formação - "Esfera pública: Um conceito pleno de atualidade" Raiz Editora, realizada no dia 12 de Março
Participei na ação de formação "Esfera pública: um conceito pleno de atualidade (Tópico do programa: Filosofia na Cidade), com a formadora Adília Maia Gaspar

II Colóquio Inovação Pedagógica: "Ensinar e Aprender: Necessidades Educativas Especiais", realizado no dia 6 de Março.

Realizou-se na biblioteca da escola o colóquio "Ensinar e Aprender: Necessidades Educativas Especiais" onde foi elaborada uma reflexão sobre e Educação especial levada a prática nas escolas. Iniciou-se s sessão por abordar a temática expressa no lema "Aprender ou (A)prender" esboçando toda a filosofia que lhe está subjacente. Seguidamente foi focado o fenómeno da Atenção - captação de toda a informação percetiva (sentidos). A estes fenómenos acrescenta-se um outro que é a memória - (retratos físicos e psicológicos). O processo mnésico tem várias fases: aquisição, retenção e ativação ou recuperação, sendo ainda, realçado os vários tipos de memória: sensorial, médio e a curto prazo. Esta temática terminou com a relação sempre fundamental entre memória e aprendizagem. Foi realçado as vários teorias de aprendizagem, nomeadamente o "insigth" - compreensão súbita de um fenómeno. Foi estabelecido uma laço entre aprendizagem e desenvolvimento - "consciência de si". A problemática inicial de "Aprender ou (A)prender" concentra em si alguns pontos que foram anunciados. No entanto, quero aqui lançar algumas interrogações: o que se entende, hoje, por necessidades educativas especiais? Está ao alcance das escolas na atualidade promover práticas que vão ao encontro dos seus requisitos? Podem as escolas responder eficazmente às necessidades educativas especiais dos seus alunos? A resposta a estas questões revela uma realidade que não me satisfaz enquanto docente.

Palestra com o terapeuta da fala realizado no dia 20 de fevereiro

Realizou-se no dia 20 de fevereiro, na sala E49, do presente ano letivo a palestra com o terapeuta da fala David Guerreiro, um meu ex-aluno da escola que nos últimos anos tem acedido gentilmente às minhas solicitações para vir à falar da sua experiência da sua profissão. Assim, no âmbito da disciplina de psicopatologia Geral, módulo 2 "Alterações Psicopatológicas da Infância", lecionamos as diferentes patologias da linguagem, que com a possibilidade de comunicação com o terapeuta, os alunos puderam ouvir e conhecer as diferentes metodologias e estratégias que o terapeuta usa para diagnosticar e tratar as várias patologias. No final da palestra os alunos tiveram a possibilidade de colocar perguntas ao terapeuta da fala satisfazendo o seu interesse e curiosidade.  
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Colóquio Inovação Pedagógica "Avaliação das Aprendizagens" realizado no dia 12 de Fevereiro de 2014
Realizou-se no dia 12 de Fevereiro na Biblioteca da escola uma reflexão sobre "Avaliação das Aprendizagens" com a Dra. Mariana Lagarto. A sessão iniciou-se com a colocação de algumas questões que são pertinentes como: o que é a avaliação como prática corrente na escola? Como caraterizar o público-alvo dessa avaliação? Qual o papel da escola hoje? O que norteia as decisões educativas hoje? Qual o verdadeiro sentido de avaliar? Que paradigmas se defrontam na avaliação? Que tensões se defrontam no processo educativo?
No fundo avaliamos: - o quê; como?; Quando?; Para quê? Enquanto avaliadores deparamo-nos com dois paradigmas: paradigma construtivista - subjetivo - avaliação formativa ou o paradigma positivista - objetivo - avaliação sumativa. O professor na atualidade defronta-se com estes dois modelos, devendo o professor enveredar pelo paradigma construtivista por que só esse valoriza o aluno como agente que compreende os conteúdos e tem um papel ativo na construção do conhecimento. No entanto não é isso que se passa na realidade das nossas escola voltadas para  melhorar os resultados escolares.

Alteração de estratégias na metodologia Ensino-Aprendizagem no 10º ano de Psicologia
Após o término dos módulos de psicologia no 10º ano quer do curso profissional psicossocial, quer no curso de apoio à gestão desportiva (módulo 1 e módulo 2 respetivamente), deparei-me com a necessidade de introduzir na organização da atividade letiva o instrumento do Relatório de aula (RA). A implementação deste recurso estratégico, ficou a dever-se ao facto de os alunos revelarem alguma dificuldade em estar atentos à aula e fazerem o seu acompanhamento de uma forma participativa e, noutro caso, ao aumento das alunas com insucesso (10 PAP). Embora, aqui algumas alunas têm revelado muito desinteresse pela escola apresentando grande falta de assiduidade, chegando mesmo a não realizar os trabalhos e momentos de avaliação fundamentais para a atribuição da classificação final do módulo.
Com a introdução do RA pretendo manter todos os alunos mais envolvidos com as atividades na sala de aula, havendo todas as aulas um aluno que realiza o relatório e que, na aula seguinte, deve ler o seu relatório para toda a turma com o objetivo de ser analisado a avaliado, quer pelo professor, quer pelos seus colegas. Para concretizar este medida realizei um guião para a elaboração do RA onde o aluno tem estipuladas todas as regras que são necessárias para a realização do seu trabalho. Além do guião elaborei grelha para a avaliação do RA em Excel, onde estão tipificadas todas as competências e critérios de avaliação. Nesta grelha é possível fazer uma auto e hetro avaliação possibilitando sempre que o aluno tenha um papel ativo em todo o processo de Ensino-Aprendizagem. A minha expetativa é que com esta novidade estratégica possa conseguir um maior empenhamento por parte dos alunos e que isso tenha reflexos no seu rendimento escolar

Workshop: Avaliação e Inclusão - 22/01/2014

O CRTIC-Seixal dinamizou em parceria com a Ac Cat, uma Formação, no dia 22 de janeiro de 2014, na E B 2 3 Pedro Eanes Lobato, Amora. Este Workshop foi realizado na biblioteca da escola a partrir das 15. 30 h. Esta iniciativa tinha objetivos específicos, contando com o seguinte programa, que se relaciona muito com os conteúdos que abordo na disciplina de Psicopatologia Geral:
·                     Perturbação do espetro do autismo
·                     PHDA
·                     Dispraxia
·                     Dificuldade de comunicação
·                     Dislexia
·                     Discalculia (dislexia na Matemática)
 No final houve a oportunidade de trocar ideias com as formadoras, mostrando o material de apoio que usam no seu dia a dia para colmatar as patologias e dificuldades que as crianças evidenciam.

Balanço de toda a atividade letiva relativa ao 1º Período

Vou começar a minha reflexão sobre a prática letiva relativa ao 1º Período, por dizer que este primeiro terço do ano foi muito exigente para mim obrigando a um grande esforço para conseguir levar a bom termo todas as tarefas que me foram atribuídas. Tive que reformular toda a conceção e estrutura que já tinha elaborado das aulas e do seu funcionamento, uma vez que, a alteração da duração da aula para 50 m. exigiu repensar e alterar toda a dinâmica de aula que tinha sido entretanto implementada. Não estou a afirmar que não concordo com esta alteração, bem pelo contrário, mas, obviamente exigiu essa remodelação que desencadeou um novo processo de planeamento de toda a atividade letiva. Por outro lado, este ano letivo foram-me atribuídas mais turmas, do que nos anos anteriores, sobrecarregando toda a função pedagógica que tive que exercer. Outro registo a assinalar, e penso que percetível por todos os docentes, é que o nível de formação quer pessoal, quer científica e educacional dos alunos tem sofrido um revés cada vez mais acentuado à medida que os anos vão passando. Vou passar agora a uma análise mais pormenorizada, que vai incidir sobre a realidade de cada turma.

 1 - 10ºPAGD -  esta turma é constituída por 30 alunos, várias vezes, no início do ano, em  algumas salas de aula tive de pedir cadeiras para os alunos se poderem todos sentar porque as cadeiras da sala não chegavam para todos os alunos se sentarem. Além da composição numérica da turma, este grupo de alunos muitas dificuldades para estar atento numa sala de aula, são muito irrequietos, alguns mesmo hiperativos, não conseguindo estar sentados no seu lugar convenientemente. A turma tem 3 alunos ainda com mais problemas, situações graves que são acompanhadas pela colega de Educação Especial e que exigem do professor um tratamento específico, que só se pode ter com estes alunos. Apesar de não ter ainda terminado o primeiro módulo, espero que os resultados sejam bastante satisfatório. Parece, nesta altura que o ponto mais fraco nesta turma são as meninas, pois foram elas que tiveram aproveitamento mais fraco nos instrumentos de avaliação que já realizamos. Tenho realmente alguma mágoa que a turma tenha este número de alunos porque se podia fazer um bom trabalho com estes alunos, com um grupo mais reduzido porque a Psicologia é uma disciplina que pode ser importante para as áreas vocacionais destes alunos. A disciplina que leciono, Psicologia, é composta neste primeiro ano por dois módulos, o que penso que não é uma estruturação correta, e  só tenho aulas uma vez por senana, uma vez que as duas aulas que tenho são no esmo dia e seguidas, o que tem ainda mais dificultados a aprendizagem, por que há um espaço muito acentuado entre aulas (uma vez por semana). Salienta-se, por outro lado,  que os são alunos educados, acatam as advertências do professor, só que por algum motivo, não conseguem estar por muito tempo concentrados no seu trabalho. No entanto, a situação na sala de aula é de uma profunda empatia e toda a sua envolvência, parece estar a melhorar.

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2 - 10º PAP -   esta turma é constituída por 30 alunas, só que algumas (duas) nunca vieram, por motivos pessoais e outras alunas parecem não se envolver muito com a escola, porque faltam muito e penso que por isso, devem estar a pensar sair. É uma turma que leciono a disciplina de Psicologiatenho quatro aulas por semana, sendo possível criar um certo dinamismo no trabalho dos conteúdos da disciplina. É uma turma constituída só por meninas, por esse facto, tem muitas particularidades que as caraterizam: mais irreverentes, mais imprevisíveis, mais problemáticas, mas também em muitos casos mais aplicadas. O grupo tem duas alunas alvo de Educação Especial, com processos com exigências específicas que temos que implementar para que se consiga um aproveitamento positivo, tendo em conta as limitações apresentadas. Além destas alunas do Ensino Especial, a turma tem outras alunas que revelam muitas dificuldades ao nível da compreensão e expressão dos conteúdos programáticos da disciplina. Cujas estratégias implementadas tem sortido efeito, uma vez que essas alunas tiveram aproveitamento positivo no módulo terminado. As estratégias passaram por um ensino mais personalizado, quanto possível, diversificação de metodologias de trabalho, diferentes níveis de avaliação do trabalho realizado. O resultado final do módulo só duas alunas não concluíram o módulo, uma porque não tem frequentado as aulas e não fez os respetivos trabalhos, a outra aluna não se preparou ainda para começar a trabalhar. No entanto, os resultados foram, nesta fase, muito positivos e no futuro espero que sejam ainda mais animadores. Quero ainda frisar que várias alunas tiveram aproveitamento positivo no módulo, só que a nota não foi lançada porque ultrapassaram o limite de faltas permitido por módulo, já realizei várias reposições de aulas, havendo ainda mais para realizar.
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3- 11º PAP - esta turma é constituída por 17 alunas, leciono duas disciplinas Psicologia e Psicopatologia Geral. Como já lecionava Psicologia a estas alunas no ano letivo anterior, tenho por isso maior rendimento escolar neste grupo. Embora as alunas revelem muitas dificuldades, mas mostram-se sempre empenhadas e motivadas para realizar as tarefas e propor novos desafios. A turma tem 3 alunas que estão envolvidas na Educação Especial pelos problemas que apresentam, problemas de saúde graves, deficiência cognitiva e problemas de linguagem (Dislexia). Estas alunas têm apresentados nos diferentes módulos e disciplinas aproveitamento positivo. 
De uma modo geral a turma revela, este ano letivo um aproveitamento totalmente positivo, o que é sempre de louvar, nenhuma aluna tem qualquer módulo em atraso nas duas disciplinas que leciono.
4 - 12PAP - esta turma apresenta-se neste último ano do curso um pouco desinteressada e desmotivada, refletindo-se esta atitude no seu comportamento na sala de aula. No entanto, estas alunas (17 alunas) nos momentos fundamentais da avaliação respondem muito positivamente às solicitações e propostas de trabalho, conseguindo ultrapassar a postura entretanto apresentada. Não existe nenhuma aluna com módulos em atraso, todas as alunas realizaram com sucesso todos os módulos até agora terminados.

Intervenção no Centro Comunitário de Arrentela - Dezembro de 2013
Intervenção no Centro Comunitário de Arrentela 
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As alunas do 11º PAP realizaram uma atividade de natal representando uma peça de tetro infantil destinado a crianças dos 3 aos 5 anos de idade no Centro Comunitário de Arrentela. Foi uma iniciativa muito bem sucedida, pois obteve uma adesão plena por parte das crianças, muitas delas carentes deste tipo de atividade. As alunas envolveram-se com muita determinação nesta iniciativa, construindo elas próprias os adereços para a peça que ensaiaram nas aulas de psicologia e psicopatologia, que desde o início se associou à implementação deste projeto. Todas as alunas participaram nesta atividade mestrando grande entusiasmo na sua realização, evidenciando grande espírito de interajuda entre elas. No final da representação ofereceram uma pequena lembrança a cada criança.

Atividade de comemoração do dia mundial da saúde mental - 10 de Outubro   -     Ano Letivo 2013


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Ano Letivo 14-15


Palestra sobre "Bullyng" com a psicóloga educacional Dra. Inês Camacho

Realizou-se no dia 21 de maio na sala AV pelas 9. 30 h uma palestra sobre "bullyng" na turma do 10º PAP. A psicóloga dirigiu a sua intervenção definindo o tema, causas e consequências. Promoveu junto dos alunos atividades práticas que agradaram muito aos alunos. Foi uma iniciativa conjunta das disciplinas de Psicologia e Sociologia que alcançou plenamente os objetivo pretendidos.

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Intervenção do Psicólogo  Manuel Vilhena da Associação "Vale de acor" sobre toxicodependência

Realizou-se no dia 28 de janeiro uma palestra com o psicólogo Manuel Vilhena do internato "Vale de acor" sobre toxicodependência. A sua intervenção consistiu por apresentar a sua instituição: objetivos, função e estratégia de atuação perante a população alvo.

Palestra sobre "Patologias da Linguagem" com a terapeuta da fala Dra. Renata Ferraria - Maio de 2015
o dia 18 de maio realizou a palestra com a terapeuta da fala Dra. Renata Ferraria sobre "Patologias da Linguagem na turma 11º PAP pelas 13. 30 h. sala Av.A sua intervenção incidiu na apresentação das funções do terapeuta da fala e dos problemas por ele tratados. De seguida, expôs o material didáctico que a doutora usa para ultrapassar os problemas dos vários pacientes. Esse material foi exposto como se pode ver nas imagens, e disponibilizou-o para que as alunas podessem experimentar e ver como funcionam com as crianças que têm problemas.
Esta intervenção da terapeuta foi muito importante para as alunas, pois colocaram muitas questões relacionadas com a sua profissão e também relacionadas com problemas vividos pelas próprias alunas. Foi, portanto, uma experiência muito enriquecedora e que vai ficar na memória das alunas. Agradeço a intervenção e vinda á escola da terapeuta da fala Renata Ferraria. 
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Balanço de toda a atividade letiva relativa ao 2º Período

O balanço da atividade letiva neste segundo período foi muito positiva e compensadora para as alunas e professor, uma vez que das disciplinas lecionadas: Psicologia, Psicopatologia Geral e Área de Integração, todas as alunas realizaram (concluíram com sucesso) todos os módulos. Este registo é significativo uma vez que o mesmo aconteceu no primeiro período, este ano letivo ainda nenhuma aluna deixou de realizar qualquer módulo, o que eu penso, que ao longo deste anos que leciono estas disciplinas é uma situação inédita. 
A atividade não letiva foram implementadas as seguintes iniciativas que constavam nas planificações: Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento "Exposição Loucamente" e a visita de estudo ao museu da farmácia.

Palestras de Psicologia com a Dra. Cristina Alves e os seus alunos do 2º Ano do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz do Monte da Caparica

O Instituto Superior Egas Moniz através da Dra. Cristina Alves e os alunos do 2º ano do curso de Psicologia vieram à escola realizar duas palestras nos dias 20 de abril e 4 de maio para as alunas do 10ºPAP. A sua intervenção repartiu-se em 3 sessões que corresponderam a três grandes áreas de intervenção: Desenvolvimento emocional; Desenvolvimento da personalidade e Desenvolvimento cognitivo.
Esta parceria é para continuar nos próximos anos letivos, uma vez que o impacto nas alunas foi significativo, manifestando estas grande empatia com a atividade expressa na intervenção e carinho com que receberam esta iniciativa.
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Visita de estudo à Instituição "Janela Aberta" no dia 23 de abril

No dia 23 de abril realizou-se uma visita de estudo com a turma do 10º PAP - Curso de Apoio Psicossocial à instituição "Janela Aberta". A atividade consistiu numa campanha de angariação de produtos alimentares promovida pelas alunas, cujos bens foram entregues à instituição nesse dia. Além da visita às instalações a atividade também contemplou uma palestra com as monitoras onde as alunas puderam fazer as mais variadas questões sobre o dia a dia das crianças.
A atividade cumpriu plenamente os objetivos planificados, sendo uma iniciativa interdisciplinar uma vez que foi realizada em pareceria entre as disciplinas de Psicologia e Sociologia.

Visita de estudo à exposição do Pavilhão do Conhecimento "Loucamente"

Realizou-se no dia 26 de fevereiro a visita ao "Loucamente" com as três turmas do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial. A visita encontrava-se repartida em duas partes, uma era visitar a exposição interativa "Loucamente" e a outra era a exposição científica de vários fenómenos naturais e percetivos.  
A visita decorreu com toda a normalidade tendo-se revelado um sucesso perante o entusiasmo evidenciado pelos alunos. Ao longo da visita os alunos podiam simular a sensação de ouvir vozes; entrar na sala das fobias e na barbearia das psicoses; pôr à prova  a sua perceção corporal no espelho da autoestima; expressar e desenhar os seus sentimentos com`água, etc.
Os alunos saíram da exposição muito satisfeitos, pois nunca tiveram a oportunidade de viver experiências tão insólitas.
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Visita de estudo ao museu da Farmácia
Realizou-se no dia 11 de março das 13. 30 h às 18 h. a visita de estudo ao museu da farmácia em Lisboa com a turma 12 PAP.
A visita decorreu com toda a normalidade, tendo atingido os objetivos inicialmente propostos, reportando-se como uma mais valia para as alunas que ficaram a conhecer um local que desconheciam e a própria história dos procedimentos farmacêuticos ao longo dos tempos, pode ser evidenciada com realidades concretas.
Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Diretor do museu Dr. João Neto, que sem a sua intervenção a visita não se tinha realizado. As alunas manifestaram que não podiam suportar o custo da bilhete e, depois de mencionar que não podia realizar a visita por esse motivo, o Diretor do museu conseguiu que uma farmácia pode-se financiar as entradas (farmácia Alves Velho da Torre da Marinha). Os meus profundos agradecimentos pelo gesto.
Réplica de uma farmácia do século XIX

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Ação de Formação "Literacia da Informação" realizada no dia 4 de março


Realizou-se no dia 4 de março de 2015, na biblioteca da escola, a ação de formação do formador João Pedro Proença,  que incidiu na problemática da procura da informação de um trabalho de pesquisa. A intervenção repartiu-se em duas partes. Na primeira, foi abordada a temática da localização e avaliação da informação (como pesquisar, como filtrar a informação, e o reforço do Google académico). Na segunda parte, a temática focou a correta transmissão da informação (tentando responder o que é um plágio).
Esta ação foi muito interessante ao colocar no centro da intervenção a capacidade de realizar investigação sem correr riscos de plagiar trabalhos existentes, o que muitas vezes os alunos recorrem.

Palestra: "Adequações Curriculares Individuais" realizada no dia 28 de janeiro


Realizou-se no dia 28 de janeiro o Colóquio/Palestra sobre "adequações curriculares individuais" da responsabilidade da prof. Helena Almeida, na biblioteca da escola.
O colóquio começou com o preconceito de que o ensino secundário é uma porta aberta para o ensino superior (deixou de ser dessa maneira). A palestra continuou com as respostas curriculares - por via curriculares diferenciadas (por grupo e individual), por via curricular comum (individualização dos percursos de aprendizagem).
A adequação curricular interfere na organização e gestão do currículo na escola e na turma. Foi ainda abordado o tema da diferenciação curricular. A diferenciação pedagógica apresenta-se como mais uma estratégia de trabalho.

Balanço de toda a atividade relativa ao 1º Período

Foi realizado o balanço da toda a atividade no que diz respeito ao 1º Período. Relativamente ao PAA, as atividades que propus realizar foram todas realizadas: comemoração do dia mundial da saúde mental 10 de outubro, que consistiu na decoração de fitas alusivas às várias doenças mentais realizado pelas alunas do 11PAP.

Comemoração do dia mundial da saúde mental 10 de outrubro

No âmbito da disciplina de Psicopatologia Geral e, como consta do PAA, realizou-se a atividade do dia mundial da saúde mental que consistiu na compra de fitas de cetim para cada aluna fazer a sua respetiva inscrição, cada uma ficou com um tipo de doença mental para inscrever na sua fita. No dia 10, as alunas exibiram ao longo do dia as fitas. Foi uma atividade simples mas muito significativa, uma vez que pode trazer para a reflexão do grupo/turma problemáticas muito pertinentes.

Imagem da alunas com as respetivas fitas
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Colóquio Inovação Pedagógica "A Criatividade, a indisciplina e um velho sentado num banco de madeira" 

Participei no dia 8 de setembro das 15 h às 18 h. no colóquio, onde se procedeu à reflexão sobre a indisciplina e o grau de tolerância. Os conselhos de turma devem ser um local de convívio e discussão de ideias. A parte final do colóquio ficou reservada para a realização de uma atividade prática. 

Ano Letivo 15-16



Colóquio: “Problemas Comportamentais na Escola. Urgente Compreender para melhor intervir”

Realizou-se no dia 11 de Fevereiro uma intervenção da Dr. Ana Rodrigues sobre o que são problemas de comportamento. Neste contexto foram abordados os seguintes conteúdos: "Normal e adaptativo; Problemas de comportamento; Equacionar o desvio - comportamento desviante (ingredientes); Equacionar o desvio; Perturbação de comportamento; Perturbações do desenvolvimento e perturbações mentais; Os problemas de comportamento como sintomas de uma perturbação de desenvolvimento; Gerir o comportamento "desvio" solução colaborativa; Gerir o comportamento "desvio" - diferentes resultado.  
Esta ação revelou-se muito interessante pois abordou conteúdos vivenciados na nossa atividade letiva, indo ao encvontro das expetativas dos participantes.

Palestra com a terapeuta da fala Renata Ferraria. 

Realizou-se no dia 20 de abri , das 16. 30 h às 18. 30 h, na biblioteca da escola, uma Sessão de Esclarecimento "Compreender e Cuidar a Voz em Contexto Educativo" no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz - 16 de abril, Realizada pela Terapeuta Renata Ferraria que fez uma intervenção a todos os títulos notável, indo ao encontro dos desejos e solicitações dos professores presentes, sendo solicitada a replicar a mesma ação no inicio dos próximo ano letivo. Tudo isto porque a voz é um instrumento de trabalho fundamental para o professor e é muito importante saber cuidar dele e promover hábitos que reforcem os comportamento saudáveis.

Balanço da atividade letiva relativa ao 2º Período

No que diz respeito ao balanço do 2º Período, começando pela Psicologia B 12º ano, dos 27 alunos todos obtiveram aproveitamento positivo, não existindo insucesso, obtendo a grande maioria dos alunos um aproveitamento acima de média. Aliás à semelhança de que se registou no período anterior. Nos cursos profissionais, na disciplina de Psicopatologia Geral, todos os alunos, do 11º e 12º anos concluíram com sucesso todos os módulos. Na disciplina de Psicologia, todos os alunos realizaram os módulos no 11º ano. No 10º ano, duas alunas não realizaram todos os módulos porque revelam grande falta de assiduidade.

Ação de formação "A Literacia Estatística ao Serviço da Cidadania - Portal do INE e >Projeto ALEA-Uma Primeira Abordagem"
 

Esta formação, realizou-se no dia 17 de fevereiro, na biblioteca da escola, com a participação de uma formadora do Instituto Nacional de Estatística, organizada pela RBE - Rede de Bibliotecas Escolares. Esta sessão incidiu fundamentalmente na exploração do site do INE. Aprender os procedimentos para ter acesso às mais variadas informações que estão disponíveis neste espaço e que podem ser um auxílio na prática letiva.

Palestra "Problemas de Comportamento na Escola. Compreender para melhor intervir"

Realizou-se no dia 11 de fevereiro, o colóquio com a Psicóloga Educacional Dra. Ana Rodrigues, na biblioteca da escola, onde foram abordados os seguintes conteúdos: Comportamento, normal e dadtativo. O que é um problema de comportamento? Comportamento desviante - equacionar o desvio, comportamento desviante - ingredientes, o que são perturbações de comportamento? Perturbações desenvolvi mentais e perturbações mentais, gerir o comportamento. Esta palestra foi muito positiva e muito interessante, uma vez que a oradora apresentou os problemas de uma forma clara e muito colaborativa.


Ano Letivo 17-18

 

Ação de formação sobre a plataforma Quizizz e a Socrative


Decorreu na biblioteca da escola uma ação de formação sobre o Quizizz e o Socrative no dia 10 de janeiro pelas 16.30 h.
A iniciativa revelou-se muito importante, uma vez que que permitiu trabalhar com uma ferramenta que pode enriquecer o trabalho com os alunos e , sobretudo, torná-lo mais eficaz e, consequentemente, alcançar melhores resultados, quer na sala de estudo, quer mesmo na próprio trabalho na aula e fora de aula.

Balanço da atividade do 1º Período


O desenvolvimento do 1º Período decorreu com toda a normalidade. Nos cursos profissionais, quer no 10º ano, na disciplina de Psicologia, quer no 12º ano, na disciplina de Psicopatologia Geral, todos os alunos tiveram aproveitamento a todos os módulos.
Na disciplina de Área de Integração, no módulo 1, 3 alunos tiveram aproveitamento negativo, apresentando uma taxa de assiduidade reduzida, dois deles já anularam a matricula e uma outra aluna deixou de frequentar as aulas, estando, nesta fase, encaminhada para a CPCJ.
Na disciplina de Psicologia B do 12º ano o sucesso é pleno numa turma (12H2)  e na turma H1 não é pleno porque dois alunos não vão às aulas. 


Ano Letivo 18-19


Comemoração 10 de outubro dia mundial da saúde mental

Nos dias 8 e 9 de outubro realizou-se a atividade de comemoração do dia mundial da saúde mental a realizar no dia 10 levada a cabo pela turma 11º PAP. Esta iniciativa consistiu na decoração de t-shirts alusivas ao dia mundial da saúde mental, na parte de frente tinha a sinalética da iniciativa e data e pela parte de trás uma frase alusiva ao tema. As alunas no dia assinalado andaram com as t-shirts vestidas para se fazerem notar e passar a mensagem pela escola.

Colóquio sobre a comemoração  da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia dez de dezembro, na sala AV1, realizou-se a palestra com a presença do orador Armando Farias do Conselho Português para a Paz e Cooperação, como forma de comemorar os setenta anos sda Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta iniciativa contou com a presença da 12H2, sendo uma atividade promovida pelas disciplinas de Sociologia e Psicologia.

Outra atividade, realizada no âmbito desta comemoração, foi a exibição seguida de debate, de um vídeo temático "História dos Direitos Humanos" com a turma 11PAP. Esta iniciativa foi organizada pelo Departamento.




Balanço de toda a atividade relativa ao 1º Período

O balanço da atividade letiva, nas diferentes disciplinas a turmas, decorreu de uma forma fantástica, devido sobretudo ao comportamento e atitude dos alunos. Desta forma, os resultados foram muito bons, pois do universo de todos os alunos, nenhum teve aproveitamento negativo, superando em muito as minhas expetativas para este período.

Palestra sobre distúrbios de linguagem com a Terapeuta da Fala Dra. Mónica Momteiro

No dia 4 de fevereiro, pelas 9.20 h na Escola Secundária Alfredo dos Silveira, sala C19,  na aula de Psicopatologia Geral, turma PAP do 11º ano, contou com a presença da Terapeuta da fala Dra. Mónica Monteiro. A intervenção foi muito oportuna e fascinante, uma vez que as alunas apreciaram muito a palestra. A terapeuta, depois de fazer uma apresentação de sua atividade, desenvolveu uma atividade prática que conseguiu envolver as alunas de forma empenhada e satisfatória.



Balanço de toda atividade letiva relativa ao 2º Período

O balanço da atividade letiva e não letiva, decorreu como tinha planificado. Os resultados continuaram a ser muito bons, assim como, a atitude e empenho dos alunos, principalmente no 11 e 12º anos. Relativamente ao 10º ano, na disciplina de Psicologia, na turma PAP, os resultados registaram uma ligeira descida, embora se tenham mantido sempre em patamares positivos. Perante esta situação alterei algumas metodologias de ensino/aprendizagem e introduzi duas ferramentas: os mapas concetuais e os relatórios de aula. Estes últimos tiveram grande impacto nas alunas, obrigando a uma mudança de procedimento, empenhamento, atitude de estar na aula, responsabilizando o aluno para a realização dessa tarefa. 

Cerimónia de lançamento do jornal interescolar






























































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